domingo, 30 de janeiro de 2011

Quem foi o DeLorean?

 
Como muitas marcas de automóveis, DeLorean é o sobrenome de seu fundador, o estadunidense John Zachary DeLorean.
Em 1975, John Zachary DeLorean fundou a DeLorean Motor Company Ltd. com um objetivo em mente: "Desenhar e construir um carro que deve ser tão seguro quanto possível, confiável, confortável, prático e bem construído, que tenha um grande prazer ao dirigi-lo e com uma inconfundível elegância em sua aparência."
DeLorean nasceu e foi criado em Detroit, Michigan, em 6 de Janeiro de 1925 e é formado em engenharia mecânica. Por toda a sua vida se envolveu com a indústria automobilística. Filho de uma família de baixa classe média dos Estados Unidos, cujo pai era operário de fundição da Ford, cedo em sua carreira foi chamado para ser o engenheiro chefe da Pontiac. Ficou conhecido por ter trazido a vida o Pontiac GTO em 1964. DeLorean teve uma brilhante carreira na Pontiac, e em 1969 foi promovido para Gerente Geral da Chevrolet. Nos poucos anos seguintes, ele fez evidentes melhorias para a área de design e qualidade da Chevrolet. Então em 1973, DeLorean foi promovido para vice-presidente das divisões de automóveis e caminhões da General Motors americana. Ele foi indicado para ser o próximo presidente da GM, mas devido a constantes desavenças com a administração da GM, ele saiu da empresa.

John DeLorean e 2 Pontiac GTO

Livre da GM, DeLorean foi tentar realizar seu sonho de tornar o DeLorean DMC-12 uma realidade, encabeçando um império de negócios financiado por US$ 500 milhões de outras pessoas. Começou contratando os melhores engenheiros, designers, e a construir sua fábrica em Dunmurry, perto de Belfast, Irlanda do Norte (a fábrica ia ser em Porto Rico, mas a Grã Bretanha ofereceu mais dinheiro, havia boatos que a fábrica poderia ser no Brasil. Há boatos também que a fábrica de São Caetano/SP da GM, é uma das obras de John DeLorean quando era vice-presidente da GM). Contou com a ajuda de Colin Chapman, da Lotus, no desenvolvimento do carro, e de Giorgio Giugiaro (o mesmo que desenhou o BMW Nazca, Lotus Esprit, VW Golf, Fiat Uno e o 2ª e 3ª gerações do Fiat Palio), da ItalDesign, no design do carro. DeLorean planejou estrear o carro em 1978, mas ele fez sua estreia em 1981.
O primeiro protótipo saiu em 1975, tinha o motor 2.0 do Citroën CX de quatro cilindros e 102 cv de potência. Colin Chapman o achou muito fraco para o carro e decidiu trocá-lo pelo Peugeot-Renault V6 de 2850 cc, com comando de válvulas e cabeçote Volvo e 145 cv (SAE) de potência.

John Z. DeLorean e sua esposa Cristina Ferrare. Atrás deles, o primeiro protótipo do DMC-12
 John Zachary DeLorean é considerado um dos maiores aventureiros que já teve na indústria automobilística mundial, assim como Preston Tucker. Foi casado com Cristina Ferrare e teve dois filhos: Zachary e Kathryn e morava em New Jersey. Uma curiosidade: seu carro era um Acura NSX (ou Honda NSX) amarelo. Morreu na noite de 19 de março de 2005, em razão de complicações decorridas de um recente ataque cardíaco. Sua morte foi um choque aos donos e fãs de sua mais famosa criação, o seu sonho, o DMC-12.
Túmulo de John DeLorean, nop White Chapel Memorial Park Cemetery, em Troy. Michigan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário