terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As portas asa-de-gaivota

Uma das coisas que mais chamam a atenção no DeLorean, é sem dúvida, as portas asa-de-gaivota. O 1o carro a utilizar esse tipo de porta, foi o mítico Mercedes-Benz 300SL, em 1954.
As portas do DeLorean utilizavam barras de torção fabricadas pela Grumman Aircraft Engineering Corporation. Feitas de aço inoxidável, funcionam como uma mola. DeLorean prendeu o eixo de cada porta a uma barra de torção, que fica retesada quando a porta está fechada. O destravamento da porta faz com que a barra passe de uma posição flexionada para uma posição estendida, fazendo com que a porta abra. Para fabricar essa barra de torção, a Grumman mergulhou as barras de aço inoxidável em um tanque de nitrogênio líquido, reduzindo a temperatura das barras para -266°C. Enquanto as barras estavam sendo esfriadas no nitrogênio, os técnicos aplicaram 14 giros de torção. O resultado foi uma barra de torção com as qualidades de uma mola. Para controlar a abertura da porta, é usado um amortecedor a gás
Esquema de montagem da barra de torção da porta esquerda. As peças 1 e 3 são as dobradiças e são aparafusadas às portas. A peça 2 é a barra de torção.
E não, as portas não faziam aquele barulho que fazem nos filmes da trilogia De Volta Pro Futuro! E nem sai fumaça delas quando são abertas!

Outros carros que usavam portas asa-de-gaivota:

Mercedes-Benz 300SL
Bricklin SV-1
Mercedes-Benz C111
Bristol Fighter
Autozam AZ-1 (ou Mazda AZ-1, ou Suzuki Cara)
Isdera Commendatore 112i
Mercedes-Benz SLS AMG

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