sábado, 5 de fevereiro de 2011

O primo do DMC-12

Se há um carro que pode ser chamado de "primo" do DMC-12, é o Lotus Esprit S1. Eles têm muito em comum: foram desenhados por Giorgio Giugiaro, têm suspensões idênticas e chassis idênticos. Só que mecânicamente eles são diferentes: enquanto o Esprit tinha motor Lotus central longitudinal de quatro cilindros, o DMC-12 tinha motor traseiro longitudinal de seis cilindros em V.
O Esprit S1 era meio que um Frankenstein sobre rodas, pois usava peças de diversos carros: transmissão do Citroën SM e Maserati Merak, maçanetas do Morris Marina / Austin Allegro, volante do Pontiac Trans Am. e lanternas traseiras do Fiat X1/9, medidas para conter custos de desenvolvimento.
Já o DMC-12 usava peças especialmente desenhadas para ele (acredito que os faróis e os piscas podem ser de outros carros, haja vista que são peças de desenho comum). A única peça em comum dos 2, que eu saiba, é o pára-brisas.

Para quem nunca viu o Lotus Esprit S1 (o 1o modelo do Esprit), eis algumas fotos. Dá para ver nelas algumas semelhanças com o DMC.










Na minha opinião, acho o Esprit lindo. Todas os modelos são.  Hoje ele é uma lenda da Lotus, como o Elan, Europa, Elite, Eclat e Seven. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário