segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O DeLorean de ouro

Existem 3 DMC-12 feitos de um material um tanto quanto diferente (e nobre) para um carro: ouro. Todos os painéis da carroceria eram de ouro 24k. Não sei se informar se era ouro puro, ou se eram folhados à ouro. Além da carroceria, a ponteira do cano de escape e os parafusos das rodas eram revestidos de ouro. Tinham o exclusivo interior bege (apenas um tinha interior preto).










A DeLorean e a American Express através de uma parceria, planejaram fazer uma série limitada de 100 unidades de ouro, ao preço de  US$ 85.000, para os associados do cartão Gold, porém 2 foram vendidos.
O primeiro (n°de série 4300) está em William F. Harrah Foundation/National Automobile Museum in Reno, Nevada. É único com transmissão manual.
Roger Mize, presidente do Snyder National Bank, de Snyder, Texas comprou o segundo (n°de série 4301) e colocou no saguão do banco, onde ficou por 20 anos. Era o único de ouro com o interior preto e tinha transmissão automática. Atualmente está emprestado ao Petersen Automotive Museum, de Los Angeles.
O terceiro possui o n°de série 20105 e foi o último DMC-12 produzido.

Algumas fotos diversas dos DeLorean de ouro:






DMCs pintados

Como dito anteriormente, o DMC-12 é de aço inoxidável, logo ele não era pintado. Houve um pintado de fábrica, vermelho, na cor "Red DeTomaso". Não achei fotos dele, mas achei fotos de outros.

Lindo tom de verde escuro.
Preto. Esse exemplar tem motor Mazda rotativo (Wankel) de 3 rotores, do Mazda Cosmo.
Não é o original vermelho de fábrica.
Amarelo e com uma customização simples e bem feita: saias laterais, spoilers nos pára-choques, um aerofólio discreto e entradas de ar nas laterais traseiras.






Azul, achei esse muito lindo.
Pintura "camaleão"
Branco e customizado
Curiosa pintura da Gulf. Essa pintura, pelo que descobri, é um adesivo ou "vinyl".

Em tempo, o Gulf está à venda! http://www.delorean.com/vin_10239/vin_10239.html

Protótipo

O protótipo do DMC-12, na minha opinião, é muito feio e meio esquisito... Mas é mais uma das obras do mestre Giorgetto Giugiaro, do estúdio ItalDesign.

Fotos de Tamir Ardon, do site Tamir's DeLorean Site, tiradas na sede da DeLorean, durante a apresentação do protótipo após ser restaurado.


Motor central Citroën de 4 cilindros














Protótipo em estudos. Note as lanternas de Rover SD1 na traseira.


domingo, 30 de janeiro de 2011

A carroceria de aço inoxidável

O DMC é famoso por ser o 1° carro feito em aço inoxidável, mas não é bem por aí! Só a "carenagem" dele é de aço inox: pára-lamas dianteiros e traseiros, teto e revestimento do capô dianteiro. Essas são as peças simples (uma chapa de aço). As portas asa-de-gaivota, são peças complexas feitas de aço inox (três chapas).
Ele na realidade tinha um monocoque de fibra de vidro preenchido de resina. Eram 2 peças, que depois de prontas, era lixadas e depiladas (para tirar rebarbas e imperfeições da superfície), coladas, curadas e preenchidas de resina, formando assim o monocoque. Ainda era adicionado um pigmento preto . Esse processo todo era chamado de VARI (vaccum assisted resin-injection ou injeção assistida a vácuo).




As diversas "camadas" da construção do DMC-12. De cima pra baixo: partes de aço e plástico, o monocoque e as 2 metades, chassi Lotus em duplo Y.


Vista das partes do DMC, retirada de um catálogo da fábrica.



Monocoque de um DMC em restauração na atual sede da DeLorean em Houston, Texas. Fotos de "Jill", da DeLorean.


Quem foi o DeLorean?

Como muitas marcas de automóveis, DeLorean é o sobrenome de seu fundador, o estadunidense John Zachary DeLorean.
Em 1975, John Zachary DeLorean fundou a DeLorean Motor Company Ltd. com um objetivo em mente: "Desenhar e construir um carro que deve ser tão seguro quanto possível, confiável, confortável, prático e bem construído, que tenha um grande prazer ao dirigi-lo e com uma inconfundível elegância em sua aparência."
DeLorean nasceu e foi criado em Detroit, Michigan, em 6 de Janeiro de 1925 e é formado em engenharia mecânica. 
Casa onde John DeLorean nasceu e cresceu em Detroit.

A casa atualmente, localizada na Marx Street entre East McNichols Road e Stender Avenue.


Por toda a sua vida se envolveu com a indústria automobilística. Filho de uma família de baixa classe média dos Estados Unidos, cujo pai era operário de fundição da Ford, cedo em sua carreira foi chamado para ser o engenheiro chefe da Pontiac. Ficou conhecido por ter trazido a vida o Pontiac GTO em 1964. DeLorean teve uma brilhante carreira na Pontiac, e em 1969 foi promovido para Gerente Geral da Chevrolet. Nos poucos anos seguintes, ele fez evidentes melhorias para a área de design e qualidade da Chevrolet. Então em 1973, DeLorean foi promovido para vice-presidente das divisões de automóveis e caminhões da General Motors americana. Ele foi indicado para ser o próximo presidente da GM, mas devido a constantes desavenças com a administração da GM, ele saiu da empresa.

John e o Pontiac Firebird

John e o Chevrolet Vega

Livre da GM, DeLorean foi tentar realizar seu sonho de tornar o DeLorean DMC-12 uma realidade, encabeçando um império de negócios financiado por US$ 500 milhões de outras pessoas. Começou contratando os melhores engenheiros, designers, e a construir sua fábrica em Dunmurry, perto de Belfast, Irlanda do Norte (a fábrica ia ser em Porto Rico, mas a Grã Bretanha ofereceu mais dinheiro, havia boatos que a fábrica poderia ser no Brasil. Há boatos também que a fábrica de São Caetano/SP da GM, é uma das obras de John DeLorean quando era vice-presidente da GM). Contou com a ajuda de Colin Chapman, da Lotus, no desenvolvimento do carro, e de Giorgio Giugiaro (o mesmo que desenhou o BMW Nazca, Lotus Esprit, VW Golf, Fiat Uno e o 2ª e 3ª gerações do Fiat Palio), da ItalDesign, no design do carro. DeLorean planejou estrear o carro em 1978, mas ele fez sua estreia em 1981.
O primeiro protótipo saiu em 1975, tinha o motor 2.0 do Citroën CX de quatro cilindros e 102 cv de potência. Colin Chapman o achou muito fraco para o carro e decidiu trocá-lo pelo Peugeot-Renault V6 de 2850 cc, com comando de válvulas e cabeçote Volvo e 145 cv (SAE) de potência.

John Z. DeLorean e sua esposa Cristina Ferrare. Atrás deles, o primeiro protótipo do DMC-12
 
John Zachary DeLorean é considerado um dos maiores aventureiros que já teve na indústria automobilística mundial, assim como Preston Tucker. Foi casado com Cristina Ferrare e teve dois filhos: Zachary e Kathryn e morava em New Jersey. Uma curiosidade: seu carro era um Acura NSX (ou Honda NSX) amarelo. Morreu na noite de 19 de março de 2005, em razão de complicações decorridas de um recente ataque cardíaco. Sua morte foi um choque aos donos e fãs de sua mais famosa criação, o seu sonho, o DMC-12.
Túmulo de John DeLorean, no White Chapel Memorial Park Cemetery, em Troy. Michigan.











Uma das últimas fotos em vida