terça-feira, 19 de janeiro de 2021

DeLorean Firestar 500



No final de 1985, provavelmente mais pessoas falaram sobre o De Lorean DMC-12 do que em qualquer outro momento na história do carro. Seu homônimo havia vencido no ano anterior as acusações de tráfico de cocaína contra ele, a imprensa seguia cada movimento seu e havia aquele filme que mostrava o carro naquele verão. John Z. DeLorean queria uma parte da ação.

Não importava que ele não fosse mais o dono da De Lorean Motor Company. Ele acabaria de construir outro DMC-12, mas chamaria de outra coisa: Firestar 500.

Não muito depois de sua detenção infame em outubro de 1982, DeLorean perdeu sua empresa. Um mês depois, o investidor e empresário Sol Shenk comprou os ativos da empresa e, um mês depois, a produção foi totalmente interrompida. Shenk mudou as peças e carros restantes para Columbus, Ohio , e embora falasse em reiniciar a produção lá, ele acabou contratando outra empresa, a KAPAC, para simplesmente distribuir o estoque de peças De Lorean restante, o que fez até 1997.

Dois anos depois, imediatamente após sua absolvição das acusações de tráfico, ele parecia não ter nenhuma inclinação para retornar ao negócio automotivo, mas depois que Back to the Future de Robert Zemeckis se tornou um blockbuster de verão em julho de 1985 e lançou o De Lorean DMC-12 em uma nova luz, parecia que DeLorean havia mudado de idéia.


Além das representações que ele apresentou na entrevista coletiva, DeLorean não ofereceu muito mais. Nem Gordon Novel, ex-investigador particular de DeLorean e um dos principais apoiadores do projeto (bem como agente de contra-espionagem e ufólogo autodeclarado), que foi citado em algumas das histórias resultantes. Nenhum dos dois disse quem construiria o motor para eles (com base nas especificações, tudo o que podemos especular é que os contatos de DeLorean na GM e na Lotus o informaram sobre seus planos para o próximo LT5), quando a produção começaria ou onde exatamente eles seriam montados uma fábrica para construir os carros em Columbus.Em agosto de 1985, DeLorean convocou uma coletiva de imprensa em Columbus para anunciar que havia garantido financiamento suficiente para construir mais um carro esporte. O Firestar 500 deveria ter mais potência do que o PRV V-6-motorizado DMC-12 cortesia de um V-8 de quatro válvulas com injeção de combustível de alumínio de 500 HP; pesaria 500 libras a menos que o DMC-12 e atingiria uma velocidade máxima de 220 MPH e um tempo de zero a 60 de menos de quatro segundos. Embora ele não o construísse com o nome De Lorean, ele disse que o faria usando peças fornecidas pela KAPAC.

Em agosto de 1985, DeLorean convocou uma coletiva de imprensa em Columbus para anunciar que havia garantido financiamento suficiente para construir mais um carro esporte. O Firestar 500 deveria ter mais potência do que o PRV V-6-motorizado DMC-12 cortesia de um V-8 de quatro válvulas com injeção de combustível de alumínio de 500 HP; pesaria 500 libras a menos que o DMC-12 e atingiria uma velocidade máxima de 220 MPH e um tempo de zero a 60 de menos de quatro segundos. Embora ele não o construísse com o nome De Lorean, ele disse que o faria usando peças fornecidas pela KAPAC.

Além das representações que ele apresentou na entrevista coletiva, DeLorean não ofereceu muito mais. Nem Gordon Novel, ex-investigador particular de DeLorean e um dos principais apoiadores do projeto (bem como agente de contra-espionagem e ufólogo autodeclarado), que foi citado em algumas das histórias resultantes. Nenhum dos dois disse quem construiria o motor para eles (com base nas especificações, tudo o que podemos especular é que os contatos de DeLorean na GM e na Lotus o informaram sobre seus planos para o próximo LT5), quando a produção começaria ou onde exatamente eles seriam montados uma fábrica para construir os carros em Columbus.

(Sim, o único "b" minúsculo nas renderizações traz Bertone à mente, e a renderização tem algumas semelhanças com outros designs de Bertone, mas ainda não encontramos uma instância de Bertone usando essa fonte.)



Os repórteres engoliram tudo e a notícia se espalhou rapidamente. A imprensa estava ansiosa para contar a história da volta de DeLorean, e aqui estava sua chance. Mas então eles quase se esqueceram do Firestar 500 durante a noite em setembro de 1985, quando um grande júri federal em Detroit proferiu uma acusação de 15 acusações contra DeLorean por seu suposto envolvimento no desaparecimento de $ 17,75 milhões de fundos de investidores da De Lorean Motor Company.

DeLorean pareceu esquecer o Firestar 500 com a mesma rapidez. Embora ele tenha sido absolvido das acusações de fraude em dezembro, de acordo com um artigo da Motor Trend do início de 1987 - arquivado pelo De Lorean Motor Club do Canadá - DeLorean disse que era apenas um espectador dos planos da Novel para o Firestar 500 e que não tinha envolvimento direto naquele carro. Em vez disso, ele tinha planos maiores e melhores para construir um exótico carro esporte de US $ 100.000 projetado por um alemão ocidental anônimo. Desta vez, ele tinha US $ 20 milhões em financiamento para apoiá-lo, disse ele. "O interesse no investimento é incrível", disse ele à Motor Trend . "Estou recebendo cartas de todos os lugares. Temos muitas oportunidades."

E então, nada. O Firestar 500 aparentemente nunca foi mencionado novamente. Os $ 100.000 exóticos de DeLorean nunca se materializaram. DeLorean passou a próxima década e meia lutando contra processos judiciais que surgiram com o colapso da De Lorean Motor Company, que acabou declarando falência pessoal em 1999 e, embora ele tenha falado mais tarde na vida sobre iniciar outro empreendimento de fabricação de automóveis usando tecnologia aeroespacial, também não deu em nada .

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